segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Yoga - Origem, Definição e Mitologia


Yoga - Origem

Yoga, palavra de origem sânscrita (língua da antiga Índia), etimologicamente significa união. Sânscrito é a língua falada, o alfabeto escrito do sânscrito é o devanagari. No alfabeto devanagari,  a palavra Yoga se escreve da seguinte forma:



O mais  provável é que  o Yoga tenha se desenvolvido há mais de 5000 anos, no Extremo Oriente, mais precisamente na Índia,  devido a maior facilidade de adaptação ao sistema, dos habitantes daquela região. Entretanto, há quem defenda que a filosofia do Yoga já era praticada desde as mais remotas épocas, inclusive por povos primitivos, que conseguiam intenso controle sobre o corpo e até sobre o ambiente, através de exercícios mentais.



Algumas definições de Yoga:



Entre tantas definições podemos dizer que Yoga é o caminho da percepção do autoconhecimento e também que Yoga é a conscientização da integração do ser consigo mesmo e com o Todo. É a consciência individual percebendo-se consciência Total (Cósmica ou Universal), da qual nunca esteve separado.







Segundo Swami  Sivananda (Suami Shivananda) (1887 – 1963), Yoga é a integração e a harmonia entre pensamentos, palavras e ações ou a integração entre cabeça, coração e mãos.





Yoga é a supressão das instabilidades da mente.  (Patañjali – codificador do Yoga e autor dos Yoga-Sutras – Código de Ética do Yoga, 200 anos a.C.).






Toda vida é Yoga. (Sri Aurobindo, 1872 - 1950)







Yoga é uma ciência pragmática e intemporal, desenvolvida através de milênios que trata do bem estar físico, mental e espiritual do homem como um todo. (Iyengar 1914 - 2006)






O Yoga é uma filosofia de vida, uma arte e uma ciência que proporciona a viabilidade de se vivenciar o equilíbrio em todas as dimensões do ser. Viabiliza o acesso ao conhecimento e ao potencial criativo inerente a cada ser, permitindo o alcance de sucesso em todas as áreas da vida, permitindo que cada um chegue ao seu potencial máximo. (Susi Anéris)





Yoga - Mitologia

A mitologia hindu conta a história de um bailarino chamado Shiva que gostava de retirar-se para meditar na montanhas. Após uma de suas meditações, Shiva  improvisou em sua dança movimentos graciosos e belíssimos que vinham de seu interior, expressando-se no exterior formando  lindas coreografias.


As pessoas que o assistiam ficavam extasiadas e, solicitaram a Shiva que os ensinasse e ele assim o fez por muitos e muitos anos.

Shiva ficou tão conhecido e admirado que recebeu o título de Nataraja, que quer dizer Rei dos Bailarinos.

Shiva passou a ensinar não só os movimentos coreografados, mas também sua própria filosofia de vida. E, depois de sua morte, seus discípulos passaram seus ensinamentos a adiante e isso vem acontecendo até hoje.  E assim, segundo a mitologia,  nasceu o Yoga.