Yoga - Origem
O mais provável é que o Yoga tenha se desenvolvido há mais de 5000 anos, no Extremo Oriente, mais precisamente na Índia, devido a maior facilidade de adaptação ao sistema, dos habitantes daquela região. Entretanto, há quem defenda que a filosofia do Yoga já era praticada desde as mais remotas épocas, inclusive por povos primitivos, que conseguiam intenso controle sobre o corpo e até sobre o ambiente, através de exercícios mentais.
Algumas definições de Yoga:
Entre tantas definições podemos dizer que Yoga é o caminho da percepção do autoconhecimento e também que Yoga é a conscientização da integração do ser consigo mesmo e com o Todo. É a consciência individual percebendo-se consciência Total (Cósmica ou Universal), da qual nunca esteve separado.
Segundo Swami Sivananda (Suami Shivananda) (1887 – 1963), Yoga é a integração e a harmonia entre pensamentos, palavras e ações ou a integração entre cabeça, coração e mãos.

Yoga é uma ciência pragmática e intemporal, desenvolvida através de milênios que trata do bem estar físico, mental e espiritual do homem como um todo. (Iyengar 1914 - 2006)

O Yoga é uma filosofia de vida, uma arte e uma ciência que proporciona a viabilidade de se vivenciar o equilíbrio em todas as dimensões do ser. Viabiliza o acesso ao conhecimento e ao potencial criativo inerente a cada ser, permitindo o alcance de sucesso em todas as áreas da vida, permitindo que cada um chegue ao seu potencial máximo. (Susi Anéris)
Yoga - Mitologia
As pessoas que o assistiam ficavam extasiadas e, solicitaram a Shiva que os ensinasse e ele assim o fez por muitos e muitos anos.
Shiva ficou tão conhecido e admirado que recebeu o título de Nataraja, que quer dizer Rei dos Bailarinos.