segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Yoga Filosofia e Prática - Samkhya Sádhana Yoga

Samkhya Sádhana Yoga é o nome  sânscrito (língua usada na Índia antiga há mais de 5000 anos atrás) do método ou sistema de Yoga - Filosofia e Prática.

O Yoga - Filosofia e Prática (Samkhya Sádhana Yoga) é fruto de anos de estudos e  pesquisas sobre Yoga, de diversos Mestres e literaturas antigas e recentes. E, destes estudos, foi organizado um método (maneira de dizer, de fazer, de ensinar uma coisa, segundo certos princípios e em determinada ordem) ou sistema (conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado) da prática do Yoga.


No Yoga - Filosofia e Prática (Samkhya Sádhana Yoga) a filosofia é tão importante quanto a prática, por tal razão se faz o estudo teórico da mesma, uma vez que, a compreensão e a consciência do que se está praticando nos leva ao caminho da evolução de uma forma mais rápida. 

Entretanto, cada um de nós tem um tempo próprio para evoluir, e este tempo depende do quanto se pratica e se compreende e conscientiza do que está praticando, portanto a importância do conhecimento. Porém conhecimento sem prática, é pobre, segundo  a Mestra de Yoga Mataji Indra Devi,   é preciso colocar em prática o conhecimento adquirido ao se estudar a filosofia do Yoga. 



Porém, prática sem conhecimento, nos torna meros repetidores, onde podemos inclusive misturar forças  opostas dentro de um mesmo exercício, e assim, diminuir os benefícios de ambos. Exemplo, respiração para ativar e acelerar e ásana (postura física) para relaxar. Assim, o resultado da prática se torna diminuto, como uma ginástica que trás  benefícios físicos sim, mas e consciência e  evolução? É em virtude disto que a  filosofia do Yoga é de extrema importância, tanto quanto a prática. Se temos o conhecimento, praticamos ainda melhor e mais conscientes.

O sistema de  Yoga - Filosofia e Prática (Samkhya Sádhana Yoga) reúne de forma organizada uma metodologia de aulas práticas, agregando 11 partes diferentes do Yoga, que vai desde os princípios éticos do Yoga (compilados por Patañjali há mais de 2000 anos atrás), práticas respiratórias, mantras, abstração dos sentidos,  concentração, meditação, ásanas (prática das posturas físicas) entre outras. Cada parte é independente em si. Entretanto, no agregamento delas todas, se vivencia  o Yoga de uma forma mais intensa, com resultados mais eficientes.

Recomendo aos alunos do curso de Formação de Instrutores de Yoga (Samkhya Sádhana Yoga) que primeiro estudem, com atenção concentrada,  as apostilas do curso, para melhor assimilar o método que estão cursando e só depois buscarem ou voltarem a buscar outras literaturas. 
  
Os que assim procederam  e futuramente procederão compreendem e  compreenderão exatamente a proposta do curso de Formação de Instrutores e de Professores  de  Yoga - Filosofia e Prática, tanto na sua filosofia quanto na prática do Yoga, para o crescimento pessoal e evolutivo.