Por ainda não ter a mente viciada na hiperprodução de pensamentos, que vão gerando mais e mais pensamentos, a criança tem grande facilidade em meditar e a outras práticas que são instintivas ao Yoga, como algumas postura que ela fazem, sem que ninguém as tenha ensinado.
Entretanto, conforme vai crescendo, a criança vai deixando a prática inata e instintiva do Yoga, substituindo-a por afazeres e compromissos adquiridos, impostos pela família, escola e sociedade. assim, a criança é levada a executar muitos compromissos, onde seu tempo é preenchido cada vez mais, deixando de exercer seu direito de brincar e ser criança.
Nos dias de hoje, A prática do Yoga leva a criança ao resgate de sua essência e a na formação de seus alicerces, diminuindo o estresse e a agitação mental, auxiliando-a na superação das dificuldades que venha a encontrar.
As aulas de Yoga para Crianças devem ser criativas com brincadeiras adequadas a faixa etária, incluindo música (mantras), desenhos e pinturas (baseados na iconografia do Yoga), teatro (baseado em histórias do Yoga com coreografia de ásanas, entre outros, a criança aprende a relaxar e evitar o estresse do mundo dos adultos. As aulas devem ser elaboradas de acordo com a faixa etárias infantil para que sejam prazerosas e não um compromisso a mais na vida delas.