segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Saúde e Harmonia com Yoga

Em seu livro A  Árvore do Yoga, o Mestre Iyengar disse que noventa por cento da humanidade sofre de algum modo, física, mental ou espiritualmente. A ciência do Yoga ajuda-nos a manter o corpo como se fosse um templo, para que fique tão limpo quanto a alma. O corpo é indolente, a mente é vibrante e a alma é luminosa.

       Os exercícios do Yoga desenvolvem o corpo até o nível da mente vibrante, para que corpo e mente, tendo ambos se tornado vibrantes, sejam atraídos pela luz da alma.

Iyengar disse também que o Yoga trabalha cada indivíduo para que ele cresça e melhore física, emocional e espiritualmente. Destina-se a toda humanidade, por isso é chamado sarvabhauma (cultura universal). E ainda, quando seu corpo, a sua mente e a sua alma estão sadios e em harmonia, o yogui (praticante de Yoga) proporciona saúde e harmonia aos que estão a sua volta e ao mundo, não se alienando, mas, sim, sendo um órgão vivo e sadio do corpo da humanidade.

        O Mestre Iyengar morreu em 20 de agosto de 2014. Mas, seus ensinamentos continuarão sendo passado adiante pela relevância dos mesmos.